“O agraciado recebeu efusiva saudação do professor Ítalo Gurgel, que em nome da UFC proferiu as devidas loas ao novel doutor, ressaltando com justiça os seus inegáveis méritos”,
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará – UFC se houve com bom tino ao conceder a láurea de Doutor “Honoris Causa” ao escritor e bibliófilo José Augusto Bezerra, um dos nomes excelsos da intelectualidade cearense. O homenageado recebeu os louros dessa vitória concedida a poucos, portanto, muito especial e desvanecedora, em sessão solene da egrégia universidade, ocorrida no auditório Castelo Branco, no dia 13 do mês fluente, presidida pelo Magnífico Reitor Cândido Albuquerque, à qual compareceram luminares do saber acadêmico e ilustres personalidades convidadas. O agraciado recebeu efusiva saudação do professor Ítalo Gurgel, que em nome da UFC proferiu as devidas loas ao novel doutor, ressaltando com justiça os seus inegáveis méritos.
Com efeito, José Augusto Bezerra, desde tenra idade, como ele próprio frisou, vê nos livros “sinceros amigos”, e igualmente o poeta Correia Júnior, sabe que eles “à bondade nos conduz. É nele que a dor se cala, onde apenas o saber fala e a treva aprende a ser luz.” Daquela infância entre livros a esta parte, foi trilhando os caminhos do saber e construindo uma bela e já longa estrelada carreira, que o fez expert para o debate em qualquer fórum, assim como merecedor das mais nobres honrarias a ele concedidas por cenáculos e sodalícios de Letras no Brasil e em outros países. Nome de tal lustre, assim como é honrado, também, sem dúvida, honra a Universidade Federal do Ceará, inequivocamente uma das mais respeitadas do Brasil e além mares, em especial neste momento crítico por que passa a educação brasileira, mas que teve – diga-se por justiça – na mão firme e competente do Reitor Cândido Albuquerque, a segurança do timoneiro que conduz o barco a porto seguro.
Não bastasse os altos valores encontrados na trajetória de escritor e bibliófilo exposada por José Augusto Bezerra, eis que a paisagem moral da sua vida constitui repositório de bons exemplos para a posteridade: a lealdade, a humildade, a generosidade, o espírito de benemerência. Arrimado nos ensinamentos cristãos e no civismo da brasilidade, ele, na suavidade da expressão e na lhaneza de tratamento para com gregos e troianos, não se exime de firmar as posições políticas, sociais e filosóficas que defende, sem se desviar para a direita ou para a esquerda, permanecendo na retilineidade que marca a biografia dos homens de boa vontade.
É inquestionável que receber o título de Doutor Honoris Causa de uma universidade da respeitabilidade de uma UFC, sobraçando um cabedal de conhecimentos literários e/ou científicos, é algo que honra qualquer estudioso ou pesquisador. Recebê-lo por tais méritos aliados à grandeza moral de que é detentor, depois de uma vida de luta e enfrentamento de obstáculos, significa dupla coroação a ser louvada “et nunc et semper.” Parabéns, meu amigo José Augusto Bezerra, Doutor “Honoris Causa” da Universidade Federal do Ceará!