Deputada Fernanda Maracanaú Pessoa

Barros Alves

Durante a história da Assembleia Legislativa do Ceará, várias deputadas exerceram com proficiência os mandatos parlamentares que a população cearense lhes confiou. Lembro-me, por agora, dos nomes de Maria Lúcia Correia, Maria Luíza Fontenele, Patrícia Aguiar, atuantes representantes femininas no Parlamento do nosso Estado. Presentemente, o povo do Ceará escolheu novamente para representá-lo no Poder Legislativo a deputada Dra. Silvana, símbolo do pensamento cristão e conservador, em terceiro mandato. Juntamente com ela, entoam a voz feminina as deputadas Emília Pessoa, Lia Gomes, Luana Ribeiro, Gabriela Aguiar, Larissa Gaspar, Jô Farias e Marta Gonçalves, abrilhantando com suas presenças e com suas inteligências a Casa do Povo.

Todavia, quero exaltar nesta crônica, uma das personalidades que durante três mandatos, ou seja, doze anos, deu voz no Parlamento não apenas aos milhares de eleitores que a sufragaram nos pleitos eleitorais, mas aos milhões de cearenses que em sua trajetória política aprenderam a admirá-la pela maneira simples, mas firme e corajosa com que enfrenta os embates do cotidiano. Refiro-me à deputada Fernanda Pessoa, eleita no último pleito para ocupar cadeira na Câmara dos Deputados, mas, que antes, como dito, exerceu com dedicação, empenho e brilho, três mandatos de representação legislativa no Parlamento cearense.

O título em epígrafe sublinha, por justo e necessário, a importância da deputada para o próspero município de Maracanaú e, concomitantemente, de modo recíproco, o desvelado amor que ela tem pelo povo maracanauense. Sou testemunha ocular da forma como Fernanda Pessoa trata os negócios públicos que objetivam solucionar os mais diversos problemas que afetam uma metrópole como Maracanaú, sem esquecer das peculiaridades próprias de um município industrial situado próximo de Fortaleza, absorvendo, portanto, muito da problemática social da capital cearense.

Na individualidade, enquanto pessoa humana, Fernanda é mais do que uma simples pessoa. É uma personalidade de caráter ilibado, de elevada sensibilidade, de largo coração, que se abre para servir indiscriminadamente a quantos a procuram na busca de solução para seus problemas pessoais ou de suas comunidades. Fernanda é uma Pessoa com “P” maiúsculo, que carrega consigo uma forte carga de espiritualidade e do sentimento profundo do bem-servir.

Artigo de minha autoria publicado no jornal O POVO. Fortaleza-Ceará. 14/04/2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *