Firmo Camurça e antigos pleitos

Barros Alves

Entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza, Pacatuba, Maranguape e Maracanaú, este anteriormente Distrito daquele, assomam em importância no contexto da economia do Estado, mas, em especial pelo fato de que têm uma história de superior relevância, não apenas em termos econômicos, mas também social e cultural. Desde os primórdios do Ceará, as Serras de Aratanha, em Pacatuba; e de Maranguape, eram cobiçadas pelos aventureiros batavos que aportaram em Fortaleza na primeiras metade do século XVII, e imaginavam estar ali um riquíssimo repositório de minas de prata. Aqueles que se estabeleram posteriormente deram sua cota de participação na formação desses municípios, legando à posteridade três urbes imponentes pelas suas riquezas, naturais inclusive, mas também espirituais que, consequentemente, sedimentaram uma cultura de labor, de ousadia, de inovação e de acolhimento aos migrantes que procuravam o abrigo de ameno clima.
Não poucas são as personalidades que contribuem com os seus nomes para o engrandecimento dessas três urbes, a lembrar por primeiro os nomes do pacatubano Juvenal Galeno, do maranguapense Capistrano de Abreu e do maracanauense Cléber Cunha.
Na política são muitas as ilustres personalidades, a lembrar entre elas os nomes dos deputados José Mário Barbosa, Alfredo de Abreu Pereira Marques, Fernanda Pessoa e Roberto Pessoa, atual prefeito de Maracanaú.
Em nível estadual representam atualmente a região os deputados Lucinildo Frota e Firmo Camurça com destaque para este por ter nascido e se criado em Maracanaú.
Por agora, impõe-se salientar o trabalho do deputado Firmo Camurça, o qual tem-se esforçado para conseguir a realização de antigos pleitos das populações desses municípios. Neste mister, ele esteve em audiência com o Dr. Plínio Pompeu de Saboya Magalhães Neto, diretor-presidente do Metrofor, oportunidade em que levou àquela autoridade vários pleitos que constam como prioritários em seu mandato, sobretudo no que diz respeito às intervenções que reivindica sejam feitas na Região Metropolitana de Fortaleza, em especial e prioritariamente na linha ferroviária que liga Fortaleza a Maracanaú, com providências para que seja estendida até à cidade de Maranguape. A solicitação original do deputado é a extensão do transporte metroviário até a Terra de Capistrano de Abreu, cidade-mãe de Maracanaú, as quais mantêm fortes vínculos sociais, econômicos e políticos. O parlamentar argumentou que por primeiro já constitui um inestimável benefício para as comunidades de Maracanaú e Maranguape a implantação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos-VLT. Recebeu a promessa de que o pleito será atendido, o que configura uma vitória de seu mandato.
Na condição de representante parlamentar também de Pacatuba, pelo qual tem demonstrado profundo apreço e igual preocupação com os descaminhos que o município vem trilhando ultimamente, Firmo Camurça tem ocupado a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar erros e omissões de gestão naquele município; de igual modo sugerir e reivindicar a organismos do Estado a implementação de politicas públicas afetas ao nível estadual, que possam levar recursos e benefícios para a população pacatubana. Um dos projetos de grande monta que estão entre as propostas do deputado, está a construção de um teleférico que levará ao cume da Serra de Pacatuba. A obra, quando se tornar realidade, significará a concretização de uma sonho de filhos ilustres de Pacatuba, entre os quais destaco os escritores Artur Eduardo Benevides, Manoel Albano Amora, e Manoel Eduardo Pinheiro Campos, este respeitado intelectual, jornalista de escol que amava profundamente sua bela terra, de grandes possibilidades turísticas e de ameno e aprazível clima. O projeto impulsionará desde o seu início a economia do município.

BARROS ALVES
JORNALISTA, POETA E ASSESSOR PARLAMENTAR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *