Firmo camurça: serenidade e diplomacia no parlamento cearense

Uncategorized

A Assembleia Legislativa do Ceará adentrou em um período profícuo e a legislatura que se iniciou no limiar do mês de fevereiro passado promete grandes debates e embates, uma vez que a qualidade dos parlamentares eleitos no pleito de 2022 pode ser observada pela disposição para o trabalho cotidiano na seara do Poder Legislativo. Tanto oposição quanto situação têm implementado boas discussões no Plenário Treze de Maio da Casa do Povo cearense, ensejando, por vezes, acaloradas discussões entre aqueles mais afeitos ao pugilato parlamentar. Outros, porém, em razão da própria personalidade e por formação, preferem o discurso diplomático, a fala comedida, a reivindicação serena. Este é o perfil, por exemplo, do deputado Firmo Camurça, eleito para representar o povo cearense, mas, sobretudo a população da Região Metropolitana, em especial os municípios geminados de Maracanaú e Pacatuba, redutos em que foi beneficiário de ampla votação.

Tive a honra e satisfação de ser colega de Wilson Camurça, pai do nobre deputado maracanauense, quando ambos exercíamos mandato de vereador com assento na Câmara Municipal de Maranguape, posto que Maracanaú, que representávamos, era então distrito. Bem mais idoso do que eu, ao tempo com apenas 23 anos de idade, Wilson Camurça era o decano da Casa. Gestos comedidos, fala mansa, demais discreto, mas pronto a verbalizar a admoestação e o conselho. Rara presença na tribuna, mas firme nas ações e conversações que levavam ao alcance dos objetivos colimados em atendimento às reivindicações da sociedade. As mesmas características foram impressas no DNA de Firmo Camurça enquanto cidadão e homem público. Tranqüilo, às vezes lacônico, sempre disposto a mais ouvir do que falar, infenso a debates acirrados, mais amigo da paz e da concórdia do que da polêmica, sem, no entanto, abdicar da tribuna, pois é um orador de bons recursos retóricos; e não se desveste do protagonismo político arrimado na firmeza de posições, no cumprimento dos deveres cívicos e da palavra empenhada.

Firmo Camurça detém primeiro mandato no Parlamento estadual, mas não é jejuno de legislativo. Exerceu com proficiência a vereança durante várias legislaturas na Câmara Municipal de Maracanaú, sendo presidente da Casa em dois períodos. Posteriormente foi eleito vice-prefeito do município em dois mandatos e, sequentemente, o povo maracanauense o escolheu para administrar o município por duas vezes. No pleito eleitoral realizado no ano passado os cearenses, com maior entusiasmo o povo maracanauense e das adjacências metropolitanas, escolheu-o “summa cum laude” deputado estadual, como uma espécie de reconhecimento ao excelente trabalho realizado em Maracanaú durante os oito anos em que administrou o município, dando exemplo de ser um político que não faz da política o jogo da intriga e da inveja, mas o exercício do manejo do poder público para bem servir à coletividade.
Tendo ele acumulado larga experiência no metiê político, no deslindar cotidiano dos mais diversos problemas que afetam um município com ares de grande metrópole como Maracanaú; tendo tansitado com desenvoltura, tato e tino pela seara do Legislativo e do Executivo, há de se concordar que qualquer população que porventura vier a ser guiada e administrada pelo deputado Firmo Camurça, poderá levantar as mãos para os céus e agradecer a Deus por ter sido merecedora da bênção. Até porque nos dias hodiernos competência e honestidade são qualidades difíceis de se encontrar no empório da política partidária.

Artigo de minha autoria publicado no jornal O ESTADO. Fortaleza-Ceará. Edição de 12/05/2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *