Foto de deputados petistas com Izolda é novo episódio na guerra de bastidores do grupo governista

Desde março, o embate entre apoiadores de Roberto Cláudio e da governadora, que envolve PT e PDT, vem subindo o tom

A foto que circulou, nesta segunda-feira (25), de parlamentares petistas ao lado da governadora Izolda Cela é o novo capítulo da guerra de bastidores que está em andamento no grupo governista e diz respeito à sucessão estadual. O registro ocorreu após o primeiro encontro promovido pela nova gestora com as bancadas estadual e federal desde que assumiu o cargo.

O PDT, pelo que dizem os líderes do grupo governista, tem a preferência de indicar o cabeça de chapa nas Eleições 2022. O partido colocou quatro nomes como pré-candidatos, mas até o momento, a disputa de bastidores é entre aliados do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de Izolda Cela. O deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, figuram na lista, mas até o momento, têm feito poucos movimentos nos holofotes.

A foto com Izolda, apurou esta coluna, não foi exclusividade do PT, mas a circulação dela nas redes sociais pelos petistas têm um recado claro: ela é a preferida do partido entre os nomes do PDT, conforme analisa o colunista Wagner Mendes, deste Jornal.

Até mesmo o ex-governador Camilo Santana tem feito sinalizações neste sentido, embora ainda não fale abertamente sobre sua preferência.

“Não tenho nenhuma ansiedade”, diz Izolda Cela sobre definição de candidatura ao governo

Na última sexta-feira (22), uma declaração do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, sempre comedido nas palavras, chamou atenção da política local. Conforme publicou o colunista William Santos, deste Jornal, Leitão fez uma sinalização de apoio a Izolda.

“Ao longo do seu mandato, nos nove meses e, se Deus quiser, mais quatro anos aí à frente do Governo do Estado do Ceará, (que) possa ser repleto de sabedoria”, disse o presidente da Assembleia. E ainda se justificou: “Dizem que a gente fala o que o coração está sentindo”.

Esta coluna ouviu interlocutores do presidente Evandro Leitão. E apurou que o parlamentar não aprova os movimentos de lideranças de antecipar o embate eleitoral. Para ele, soa desrespeitoso com a gestão de Izolda Cela. O parlamentar, inclusive, falou com ela sobre isso.

A declaração de Evandro teve conotação institucional, mas também política. Atualmente, o presidente da Assembleia tem tido a simpatia dos colegas deputados estaduais.

A declaração pró-Izolda pode significar que esta será também a posição de, ao menos, uma parte dos parlamentares aliados na Assembleia, inclusive dentro do próprio PDT.

EMBATES CONSTANTES

Desde que o prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) declarou publicamente apoio ao nome do ex-prefeito Roberto Cláudio, em março, as declarações de lado a lado têm se tornado mais constantes.

O vereador de Fortaleza, Adail Júnior, vice-presidente da Câmara, apoiador de Roberto Cláudio, tem dado as declarações mais fortes, inclusive questionando se a governadora não seria petista.

As respostas têm vindo de forma mais sutil, mas também explícitas, como foi o caso da declaração de Evandro Leitão.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum número escolhido ainda