INESP: bons serviços ao parlamento e ao povo cearense

Barros Alves

A Assembleia Legislativa do Ceará possui alguns órgãos internos que proporcionam a deputados, servidores e ao povo em geral, importantes serviços, os quais apóiam e/ou estimulam a realização de estudos e pesquisas de interesse do Poder e, sobretudo, da coletividade cearense. Além das Comissões Técnicas da Casa, que dão suporte direto às ações parlamentares e também atendem demandas da população, citam-se a Ouvidoria Parlamentar, Procuradoria Especial da Mulher, Escritório Frei Tito, o Memorial Deputado Pontes Neto, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Casa do Cidadão, Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Núcleo da Procuradoria do Consumidor-Procon, Centro Inclusivo para o Atendimento e Desenvolvimento Infantil-CIADI, Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará, Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Comitê de Responsabilidade Social, Escola superior do Parlamento Cearense, popularmente conhecida como Universidade do Parlamento Cearense-UNIPACE.

Entre todos esses órgãos que atuam cotidianamente no Poder Legislativo do Ceará, uns já bem adiantados em anos, eu ressalto por afinidade e pela especial atenção que tenho a todos quantos exercem o seu mister profissional no órgão, o INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ, cuja pertinência laboral é sinônimo de apoio logístico e sustentáculo técnico ao corpo parlamentar e outros setores da Casa, em diversas áreas do conhecimento, sobretudo no quesito de políticas públicas, proporcionando informações seguras no campo sócio-econômico e cultural.

A produção bibliográfica do INESP rivaliza com a de qualquer editora similar de Poderes Legislativos dos demais Estados da Federação, tanto em termos de quantidade como de qualidade, inscrevendo-se em seu catálogo profissionais mestres e doutores, poetas e historiadores, ensaístas nos mais diversos campos do pensamento, a atenderem, destarte, as multifacetárias demandas que a população apresenta ao Parlamento Cearense. Infelizmente – e aqui o lamento é pessoal – o INESP que tanto livros impressos já trouxe à lume, presentemente apresenta inapetência para tal. Quase a totalidade de suas publicações está em sistema virtual. Isto, porém, se desagrada os bibliófilos e bibliômanos tradicionais iguais a este articulista, agrada por demais aqueles que preferem a leitura em e-books, em especial a atual geração de leitores. Daí é que o INESP bate recordes com milhões de acessos às suas publicações, à disposição no site da Assembleia Legislativa do Ceará.

Louve-se por necessário a gerência do INESP, cujo presidente é o professor doutor João Milton Cunha de Miranda. Sua inteligência e proatividade aliam-se à capacidade de trabalho e compromisso para com a ação parlamentar, postura que o faz credor do respeito e da admiração de quantos com ele convivem e compartilham da azáfama diária, a partir da equipe sob seu comando, atenta e dedicada, sempre a postos para o cumprimento do dever. O INESP deve muito ao trabalho de ex-presidentes, mas requer o sentido de justiça que se diga da relevância incomparável do trabalho que João Milton tem realizado na direção desse órgão do Parlamento Cearense. Sem esquecer que para tal tem contado com o apoio do timoneiro-mor da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Evandro Leitão, cuja visão administrativa de excelência não descuida de trabalhos como o que realiza o INESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *