O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou ontem, 06, o retorno do Brasil à Unasul. O decreto entra em vigor no próximo dia 06 de maio. O país havia deixado o grupo em 2019, sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O grupo foi criado durante o segundo mandato de Lula, em 2008, com o objetivo de fomentar a integração entre os países sul-americanos. Em 2010, doze nações chegaram a integrar o grupo, no entanto, com o decorrer do tempo, diversos países deixaram a Unasul, principalmente por divergências políticas.
Atualmente, apenas cinco países continuam no grupo: Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela e o Peru, que está suspenso. Porém, a Argentina também acaba de anunciar seu retorno. Desde o início do governo, Lula defende o estreitamento de laços entre o Brasil e outros países da América Latina.
Em janeiro, o país retornou à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), após ter passado três anos afastado. Em 2020, o governo Bolsonaro decidiu se retirar da Celac devido a divergências políticas e ideológicas com Cuba, Venezuela e Nicarágua.
Fonte: https://oestadoce.com.br/