MEMÓRIA LENTA
Os visitantes, turistas e romeiros que vão a Juazeiro do Norte estão privados de conhecer a história do Meu Padim por intermédio do acervo que compõe o Memorial do Padre Cícero, localizado na praça defronte da Igreja do Socorro, em cujo altar está sepultado o corpo do Patriarca de Juazeiro, venerado por milhões de nordestinos e brasileiros de outras regiões como santo, mesmo não tendo ainda alcançado a glória dos altares, segundo os cânones hagiológicos da Igreja Católica, à qual ele serviu com amor e obediência. O prédio que abrigava o Memorial está fechado há mais de um ano para uma reforma que segue a passo de tartaruga. Enquanto não se conclui a obra, algumas peças do Memorial estão em uma sala do Cariri Shopping e outras na sede da Secretaria de Cultura do Município.
JUAZEIRO DO PADRE CÍCERO

O deputado De Assis Diniz apresentou Projeto de Decreto Legislativo à Assembleia Legislativa do Ceará propondo a mudança do nome de Juazeiro do Norte para JUAZEIRO DO PADRE CÍCERO. A propositura requer que o Tribunal Regional Eleitoral-TRE realize plebiscito junto à população do município com vistas saber qual a real vontade dos habitantes do município fundado pelo venerado sacerdote. O parlamentar argumenta que o projeto de sua autoria, além de fazer justiça ao nome daquele a quem se deve a criação, desenvolvimento e grandeza de Juazeiro, assegura a possibilidade concreta de um maior incremento desenvolvimentista em todos os aspectos, elevando ainda mais a economia e a cultura do mais importante município do Cariri. “Ninguém diz secamente que vai ao Juazeiro, mas que vai ao Juazeiro do Padre Cícero ou ao Juazeiro do Meu Padim Ciço”, enfatiza o deputado De Assis Diniz, lembrando que a Terra do Padre Cícero é atualmente um dos mais importantes santuários de romarias da Igreja Católica no Brasil, para onde acorrem devotos de vários países do planeta. E isto graças à figura do sacerdote que está a caminho de ser beatificado.
TCE ATENTO
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará completou 88 anos de atuação no dia 5 do mês em curso. É um órgão auxiliar da Assembleia Legislativa do Ceará para fazer cumprir o bom uso dos dinheiros públicos. E tem exercido com proficiência a missão de exercer o controle externo, fiscalizando e orientando a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade, a corte de contas cearense tem se aperfeiçoado e garantido importantes avanços ao longo das décadas. O TCE Ceará registrou um crescimento significativo no número de fiscalizações programadas, avançando na meta de concluir 100 fiscalizações neste ano.
Cada vez mais forte e respeitado pela sociedade, mercê do seu desempenho, o TCE tem empreendido significativos esforços para o avanço das fiscalizações, do trabalho preventivo e das capacitações. Segue atento ao seu desiderato e investe na inovação, sustentabilidade e transparência. A possibilidade de gerar impacto positivo na vida do cidadão é um estímulo ao cumprimento da grande missão do Tribunal, consoante a firme disposição do presidente do conselheiro Valdomiro Távora, presidente do TCE.
Barros Alves é jornalista e poeta